Jogar golf em Toledo hoje é uma realidade. Um prazer. E um privilégio, ainda mais para uma cidade do interior. O esporte aqui ainda é timidamente praticado, mas o campo está aí, a estrutura é de um campo que ainda promete muito e gradativamente novos adeptos de Toledo e região vão se entusiasmando pela modalidade. Começar a jogar golf, portanto, ficou fácil. Basta querer. O clube, fundado em dezembro de 2011, é aberto ao público. A princípio não precisa ser sócio e nem ter tacos para aprender. De terça a domingo o Pine Hill conta com dois profissionais para ensinar cavalheiros e damas (sem limite de idade) a praticarem o golf, um esporte apaixonante...

O Pine Hill Golf Club Toledo está localizado à Rodovia PR-317, KM1, ao lado da Sperafico Agroindustrial, ocupando uma área de aproximadamente 10 alqueires. O grande “arquiteto” de toda essa história é o empresário, praticante e entusiasta do golf, Denis Sperafico. Ele iniciou no esporte em 2000. Na época, morava em Cuiabá, Mato Grosso, que, até então, não possuía um campo de golf. O contato com o esporte ele tinha apenas durante viagens. Em 2004 Denis voltou a morar em Toledo, sua cidade natal. E a dificuldade continuava a mesma. Na época, para jogar golf, tinha que se deslocar até o campo mais próximo, localizado em Foz do Iguaçu. Passados alguns meses, surgiu a ideia de fazer um pequeno campo em Toledo para treinar, jogar e ganhar ritmo, podendo assim desfrutar do esporte em outros clubes e campos.

O fruto dessa ideia inicial foi um campo com apenas cinco (5) buracos, mas que se prestava ao objetivo de poder jogar e bater bola. O “campinho”, como foi chamado, foi o ponto de partida para o surgimento de vários novos praticantes, somado a contratação do profissional Adriano Franchim, de Maringá, que, a convite de Denis Sperafico, veio para contribuir com o desenvolvimento do esporte na cidade e a formação de novos praticamente. Ali, no “campinho”, inclusive, foi plantada a semente de um campo de nove (9) buracos mais elaborado.

Com a disponibilização de uma área maior, que comportava nove (9) buracos, foi dado o pontapé (ou, melhor, a primeira tacada) para a construção do campo. A ideia inicial era construir um campo de maneira mais simples, dando atenção especial apenas aos greens e as bancas, situação essa revertida com a apresentação do americano Dan Blankenship, renomado construtor de campos de golf, ele que reside no Brasil (Bahia) já há mais de 10 anos. Através de indicação do headpro (profissional) do clube, Adriano Franchim, Dan veio a Toledo para conhecer o local e fazer o projeto/orçamento dos greens e das bancas. Depois que vistoriou a área e as possibilidades do campo, o americano fez uma proposta englobando um campo de nove (9) buracos desenhado e executado por ele.

Denis, que já conhecia alguns campos desenhados por Dan Blakenship (entre eles o de Maringá, um dos mais bonitos do Estado), sabia que se aceitasse a proposta teria um campo muito mais profissional e prazeroso de se jogar. E foi o que aconteceu. Com a experiência e profissionalismo do americano, nascia o Pine Hill Golf Clube Toledo. “Dessa verdadeira parceria construímos um campo de nove (9) buracos que atende aos anseios de todas as categorias de golfistas. É um campo que intimida, mas que também perdoa, está ali para ser conquistado, mas nunca se entrega fácil”, destaca Denis Sperafico, fundador e presidente do Pine Hill.

O Pine Hill foi liberado para a prática do golf em dezembro de 2011, ainda com algumas limitações, levando-se em conta o processo de “amadurecimento” do campo. Hoje, depois de pouco mais de um ano, a natureza já é exuberante em volta dos 9 buracos, mas o processo ainda é de “amadurecimento”. Em novembro de 2012, inclusive, o Pine Hill colocou o seu nome junto à Federação Paranaense de Golf, conquistando todos os direitos de um clube legalmente federado.

Hoje, claro, a alegria e o privilégio de poder jogar golf em Toledo o presidente Denis Sperafico já divide com mais de 50 praticantes, entre eles sócios e aprendizes de Toledo, Cascavel e algumas outras cidades da região. O fascínio é tanto que a cada dia o clube vem ganhando novos adeptos, alguns, tamanho o talento, já levando com destaque o nome do clube em torneios de nível estadual, nacional e até internacional.

ESTRUTURA
Além do campo de nove (9) buracos, sendo dois buracos de par cinco (1 e 7), cinco buracos de par quatro (2, 3, 6, 8 e 9) e três buracos de par três (4 e 5), o Pine Hill Golf Club Toledo conta com:
- Driving Range com nove (9) greens para treinos e aulas;
- Putting Green de nove (9) buracos para treinos e aulas;
- Chipping-Green
- Sede social com escritório, sala de tacos, cozinha, churrasqueira, banheiros e salão central (com varanda de frente para o buraco 9)
- Casa de Driving Range
- Casa de Apoio no Buraco 5

ADMINISTRAÇÃO
- Presidente e fundador: Denis Sperafico
- Administrador geral: Adriano Franchim
- Diretor: Daison Mühlbeier
- Profissionais (headpro): Adriano Franchim e Ezequiel Ribeiro

Buraco 1


Buraco 2


Buraco 3


Buraco 4


Buraco 5


Buraco 6


Buraco 7


Buraco 8


Buraco 9


O Campo


Sede


Sede

                   
Próximo a Agrícola Sperafico - Saída para Assis Chateaubriand
Rodovia PR 317, Km 01, Toledo-PR
Telefone para contato: (45) 3252-0418