10/11/2014
GOLFE ESTARÁ NAS ESCOLAS EM TOLEDO A PARTIR de 2015...


O golfe com suas regras e estilo próprios parece distante de boa parcela da população brasileira. Mas essa realidade tem mudado. Parte se deve a iniciativas de clubes com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe. E uma delas chama-se “Golfe para Vida”, um projeto de formação de talentos e cidadania que aproxima estudantes tanto de escolas públicas como particulares da prática esportiva. Em Toledo, a ideia já está se desenvolvendo e em 2015 professores habilitados estarão disseminando as técnicas do golfe aos alunos de sete a 14 anos.
Para isso acontecer não foi preciso muito esforço, mas sim muita vontade. A ideia surgiu da diretoria do Pine Hill Golf Club, que desde a inauguração busca quebrar o paradigma de que o golfe é um esporte elitista e aproximá-lo da sociedade toledana. Com essa premissa, o diretor administrativo do clube Jair Benke buscou iniciativas que fossem mais abrangentes e viu no “Golfe para Vida” uma oportunidade de transformar a ideia em realidade. “A proposta do projeto vai, além de descobrir novos talentos, formar bons cidadãos”.
Para trazer o “Golfe para Vida” a Toledo era necessário que o Pine Hill Golf Club fosse declarado de utilidade pública. Jair fez contato com vereadores, expôs a ideia e conseguiu em setembro a aprovação da lei. Com o documento em mãos, a Confederação Brasileira de Golfe autorizou no início de outubro a implantação do projeto em Toledo.
De lá para cá muitas reuniões foram realizadas, já que o projeto é uma iniciativa do Pine Hill Golf Club, com envolvimento da Secretaria de Esportes do município e de escolas municipais, estaduais e particulares. E é necessário que se tenha interação. O projeto é desenvolvido em etapas e totalmente patrocinado pela Confederação com o apoio técnico-financeiro do R&A, entidade máxima do golfe mundial. “Não há custos nem para município, nem para as escolas”.
A princípio, no início de 2015, 30 professores de Educação Física receberão um treinamento de três dias, ministrado pelos técnicos da Confederação e receberão na sequência um kit completo contendo o material necessário para ensinar os fundamentos do golfe, regras, modalidades, equipamentos, técnicas e ética.
A partir das aulas, os alunos serão avaliados. Os que se destacarem serão encaminhados ao Pine Hill Golf Club, onde o treinamento será com professor habilitado pela Confederação para que os talentos sejam desenvolvidos. “É um projeto que está dando muito certo e Toledo será a sexta cidade do país a recebê-lo. Hoje, ele é realizado em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Curitiba e em Porto Alegre”.
E já tem talento esperando o projeto começar. É o caso de Adilson Almeida Ramos, de 13 anos. Ele é filho de um funcionário do Pine Hill e já está familiarizado com esporte. Amigo do filho de Benke, Jair Benke Júnior, de 14 anos, os dois treinam juntos. “Ele é um menino empenhado e muito talentoso”.
Jair Benke sabe bem do que fala, tanto que levou Adilson para participar de um torneio em Maringá, o primeiro do menino. E ele já saiu de lá vitorioso. “Ele tinha empatado e no buraco do desempate estava calmo, parecia que nem tinha noção do que estava acontecendo. Foi muito emocionante”.
E isso motivou ainda mais Jair na efetivação do “Golfe para Vida”. “Com o projeto haverá liberdade para dar às crianças e adolescentes a oportunidade no esporte. O golfe passa valores, ética, é um esporte individual, competitivo, mas pelo qual se formam bons cidadãos com princípios”.

*matéria publicada na revista friends/novembro2014









« Voltar
                   
Próximo a Agrícola Sperafico - Saída para Assis Chateaubriand
Rodovia PR 317, Km 01, Toledo-PR
Telefone para contato: (45) 3252-0418