06/05/2015
Golfe para a Vida - Cerca de 300 alunos aprendem golfe no Colégio Cristo Rei


Depois de inserir o tênis de campo, o badminton e o slackline nas aulas de educação física do Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon, o professor Valtenci Tosta das Neves trouxe à instituição as aulas de iniciação esportiva no golfe. A iniciativa faz parte do projeto social Golfe para a Vida, da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), lançado na terça-feira (28) no educandário. 

A modalidade que estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016 é oferecida para cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este é o primeiro contato dos estudantes com o golfe, o que tem gerado grande expectativa. “Novidade sempre atrai a nossa atenção, ainda mais quando nos deparamos com algo extremamente novo pra gente. Com o golfe foi assim, logo que começamos a jogar o gosto pelo esporte foi imediato. No início parece difícil, mas depois que você aprende, vai embora”, declara a aluna Bianca Simon.

De acordo com o diretor da instituição, Euclides Jacó Benke, a diversidade de atividades ofertadas no colégio objetiva atender a necessidade de todos os educandos. “O Colégio Cristo Rei proporciona aos alunos uma diversidade de atividades a fim de potencializar suas habilidades e competências. Entendemos que ao oferecer uma variedade de esportes vamos abranger um número maior de escolares, porque aquele que não gosta de jogar bola, por exemplo, tem a opção de praticar outro esporte na escola”, enfatiza Benke, agradecendo o empenho e o comprometimento do professor Valtenci.

O Colégio Cristo Rei é única instituição de ensino do município rondonense a oferecer o projeto. “Queremos oportunizar o conhecimento de uma nova modalidade no colégio e futuramente ampliar o projeto para o município”, frisa Valtenci.

Pioneirismo
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Roberto Braatz, participou da cerimônia de lançamento e destacou o pioneirismo do Colégio Cristo Rei. “Pela primeira vez o golfe é oferecido em Marechal Cândido Rondon, uma modalidade que até então vislumbrávamos apenas pela televisão. Parabenizo o Colégio Cristo Rei por mais esta iniciativa, por ser vanguarda na inclusão de novas modalidades no ambiente escolar, oportunizando aos alunos múltiplas atividades. Ações como esta vão de encontro com o trabalho desenvolvido pela secretaria, que oferece uma gama variada de esportes aos rondonenses de todas as idades”, enfatiza Braatz.    

Material
Para as aulas de golfe, a CBG enviou o kit soft golf com tacos de material plástico, bolas maiores e macias, além de alvos lúdicos como o mini-stikka, gotcha, katcha, grabba e stikka. De início, os treinamentos do putting (tacada em que a bola é rolada até atingir o buraco) e do chipping (jogada perto do buraco) serão concentrados na quadra poliesportiva e futuramente a vivência poderá ser ampliada. “A qualidade dos materiais facilita muito a aprendizagem, por serem flexíveis oferecem vários recursos”, afirma o instrutor.

Na demonstração das jogadas, Valtenci ensinou a empunhadura e o posicionamento correto do corpo para dar as tacadas. Em seguida, convidou o secretário municipal de Esporte e Lazer para a tacada inicial do projeto em Marechal Rondon.

Expansão

Em diversas cidades brasileiras, mais de 50 mil crianças e adolescentes entre sete a 14 anos já tiveram o primeiro contato com o esporte. Na região Oeste, além de desenvolver e expandir o golfe, o projeto visa à descoberta de potenciais atletas para a formação de uma equipe de alto rendimento do Pine Hill Golf Club Toledo.












« Voltar
                   
Próximo a Agrícola Sperafico - Saída para Assis Chateaubriand
Rodovia PR 317, Km 01, Toledo-PR
Telefone para contato: (45) 3252-0418